Quem sou eu

Minha foto
Caros amigos,o objetivo do Blog é compartilhar informações, opiniões e experiências sobre escaladas e divulgar o incrível potencial que a região de Nova Friburgo possui para a prática desse esporte. Disfrutem, deixem comentários e compartilhem sempre que quiserem suas aventuras pelo mundo afora! Sejam sempre muito bem-vindos! Um forte abraço e boas escaladas!!!

PARCEIROS

PARCEIROS
ANUNCIE NO BLOG

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.
Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Acidente fatal com escalador de Teresópolis na pedra do Cão Sentado - NF.



Pedra do Cão Sentado - Parque de Furnas _ NF.
 
Olá Família da escalada! Ontem foi um dia muito triste para nossa comunidade, pois tivemos a notícia de um acidente fatal com um escalador de Teresópolis o Jomar da Silva Amorim na pedra do Cão Sentado. Eu ainda estou em busca de mais notícias sobre este ocorrido para podermos entender o que de fato aconteceu e aprendermos alguma coisa com esta tragédia. Não gosto de colocar informações sensacionalistas e falsas aqui no blog  mas estou postando a asneira que o G-1 colocou, os comentário que fiz no portal Altamontanha, o do meu amigo e parceiro de escalada André Rodrigues que postou em sua página no fece book e o comentário de um escalador que estava lá que saiu na lista da FEMERJ. No mais que o Jomar da Silva Amorim descanse em paz e deus conforte esta familha e seus amigos.
 
( Comentário de Leonardo Amorim no portal Altamontanha)
 
Olá ! Realmente o cara que escreveu esta matéria no G-1 é um leigo em escalada e esta história está muito mal contada. Se o cara, que Deus o tenha e dê forças a esta família para seguir em frente, caiu de uma altura de 70 metros como foi dito até agora, só poderia estar realmente rapelando ou caiu do cume em um momento de distração, pois escalo o Cão Sentado faz mais de 20 anos e abri algumas das rotas de escalada desta montanha e ao longo destes anos já vi muitos absurdos como escaladores andando livremente no cume sem estarem presos à corda ou fazendo rappel fora dos padrões de segurança, e como a escalada do Cão feita pela via tradicional é relativamente "fácil" muitos escaladores acabam relaxando com a segurança. E quanto ao Ronaldo, administrador do parque, também não acho que ele deva proibir a escalada mas sim incentivá-la e tomar algumas medidas preventivas de segurança. Bom galera, fica aí meu comentário sobre este episódio triste e lamentável que nos faz lembrar que mais uma vez a escalada só tem espaço na mídia quando há uma tragédia.

( Comentário de  André Rodrigues em sua página no fece book)



Acidente hoje na Pedra do Cão Sentado em Nova Friburgo, vitimou fatalmente um escalador J.S.A. teresopolitano de 29 anos. Ainda não temos informações concretas, mas tudo indica que houve uma distração por parte do escalador quando estava no cume (ou próximo dele) e caiu. Sua queda foi fatal e ele faleceu imediatamente. Parece que haviam 9 pessoas escalando a pedra e isto pode ter sido um fator agr...avante, mas ainda é muito cedo para tirarmos qualquer conclusão. Fico apenas com medo das notícias sensacionalistas que possam surgir. Estive no cume do Cão Sentado por mais de 150 vezes e nos últimos 24 anos dedicados a Escalada em Rocha e ao Montanhismo sempre estive totalmente consciente que falhas não podem acontecer, pois, quando estas acontecem podem resultar em acidentes e muitos deles fatais. Por muitas vezes já tive sorte quando tive pequenas falhas, e infelizmente um acidente serve para nos lembrar que sempre devemos estar totalmente atentos quando estivermos pendurados e com a vida literalmente segura por um fio (corda).O que mais me preocupa é o fato do sensacionalismo da mídia e do administrador do parque dizer que o local não é apropriado para a pratica de tal esporte, mas o que ele não sabe é que o Parque de Furnas do Catete (atualmente chamado de Parque Cão Sentado) é um dos principais points de escalada de Nova Friburgo, são mais de 70 vias de escalada onde todas as técnicas são encontradas, de vias esportivas de 10º grau a vias em fendas de alto nível, vias com artificiais fixos, artificiais móveis e artificiais em cliff, ou seja o parque antes de tudo é um local incrível para o aprendizado de todas as técnicas de escalada. Nos ultimos 24 anos conquistei mais de 30 vias no parque e repeti as vias por milhares de vezes, ou seja, o parque é um dos melhores locais para escalada que eu já conheci na região até hoje.


( Matéria que saiu no G-1)

O escalador de Teresópolis Jomar Silva Amorim, de 29 anos, faleceu ontem quando escalava a Pedra do Cão Sentado em Nova Friburgo na região serrana do Rio de Janeiro. Jomar estava em um grupo que conhecia bem o local e informações preliminares dão conta que ele sofreu uma queda de 70 metros de altura e faleceu no local.A Pedra do Cão Sentado tem cerca de 100 metros de altura e sua ascensão mescla dificuldade de escalada esportiva com conhecimentos de escalada tradicional. De acordo com o site G1, Jomar não passou corretamente uma costura quando estava a 70 metros de altura. Os motivos da queda, no entanto, não está claro.De acordo com o diretor do parque onde fica a rocha, Ronaldo Amorim, desde que ele assumiu a gerencia da Unidade de Conservação nunca houve um acidente deste tipo. O grupo de Jomar também não avisou a gerencia que iria escalar a Pedra.
O corpo de Jomar foi removido da montanha nesta quinta feira, por volta das 4 da tarde.


( Comentário que saiu na FEMERJ)

"Sim eu estava lá mais o grupo dele não fazia parte do nosso. O meu grupo estava na base e infelizmente nos acabamos vento tudo, eu pessoalmente ate ajudei dentro do que pude a carregar o corpo. Oque aconteceu pelo que o pessoas estava escalando com ele e que: ele estava desencordado mas ancorado na solteira, ele acabou que pela presa de chegar o cume que faltava pouco menos de 10m de em um lugar "fácil" em "um trepa pedra com vegetação", ele soltou sua solteira e foi solando dai nao sei oque aconteceu direito ela escorregou e veio a cair, acredito eu que ele escorregou com os pés na vegetação. A impudência pelo que eu pode constatar foi 100% dele.Ele era de Terê eu conhecia ele, gente fina. Eu estou chocado na hora entrei em desespero, ligamos pros Bombeiros e rapidamente eles chegaram lá, mas pela situação que ele estava visivelmente dava pra ver que ele tinha morrido, os bombeiros chegaram e deram a noticia que infelizmente nos ja sabíamos. Só quem estava la e viu a situação que ele estava "todo quebrado" com um fratura que me chocou muito, uma fratura exposta no cranio."


                                            Jomar da Silva Amorim.

8 comentários:

  1. Infelizmente a imprudência de um torna realidade a de outro... Vou explicar. Esse menino " aprendeu" a escalar da forma errada. Uma pessoa que sai na televisão convidando todo mundo pra escalar em muro de escalada em um estacionamento na cidade de Teresópolis, sem nem ter equipa,emtos suficientes e que pessoas despreparadas dão segurança e outras arriscam a sua vida, porque o que ESSA PESSOA passa é dessa forma. Como se fosse tudo fácil e banal. A galera que estava no cão sentado nem equipamento tinha direito. Uma corda era dividida entre vários participantes, e até onde eu soube, pessoas inexperientes que nunca sequer tiveram contato com a rocha estavam participando. Era por isso que esse menino que estava escalando caiu. Porque ela estava desencordado esperando a " fila" dividir a corda enquanto o guia dava uma segurança de corpo para " agilizar". As autoridades, ou seja quem responsável pelo caso, se exite um caso, deveria ir a fundo nessa história, porque pessoas que estavam lá estão dipostas a falar como que foi tudo realmente, desde que sejam procuradas. O erro é do garoto sim, porém mais ainda do instrutor que o ensinou a escalar de forma imprudente, sem noção nenhuma dos riscos reais. Vai lá nesse estacionamento e pergunte para os seus " alunos" se eles sabem o que fazer para rapelar se perder o aparelho de freio. se sabem os nós básicos, o que fazer fazer um prussik ou mesmo sequer um fator 02. O cara aparece na TV e faz um marketing da escalada como se aquilo fosse a coisa mais fácil e esimples do mundo ignorando os risco e as tecnicas necessarias para lidar com uma situaçao complicada. Estrelato de uns e outros fazem isso. facilmente vcs podem ver esse homem na ATM levando até 20 pessoas inaptas no costâo, sem equipos, até crianças. Estilo " Bora cambada!" Vamos aprender a escalar em um muro de escalada artificial que vcs estarâo prontos pra rocha. Pior é quem apoias, como o próprio dono do muro que quer tirar seu momentinho de fama... É triste. E REVOLTANTE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc se investigarmos o caso a fundo vamos ver que este fato não passou de um grande ato de iresponssabilidade e inesperiência de quem estava guiando este grupo.

      Excluir
  2. Caro Anonimato Cão.
    Não entrarei no mérito da questão do acidente, pois sou leigo no assunto. O que estranho é no final você comentar sobre um empresário que apóia o esporte e que construiu o muro de escalada indoor no centro da cidade com seu próprio recurso financeiro e não cobra nada de ninguém para utilizar o muro. No local reunisse diversos escaladores apenas com o intuito de desenvolver suas técnicas e passar momentos de descontração e bate papo. Neste local NUNCA foi realizado curso de escalada ou nada que se assemelhe. Então antes de criticar verifique suas fontes para saber se são confiáveis. Com esta critica você não ajuda a construir o esporte, mas destrui-lo.

    ResponderExcluir
  3. Anonimato Cão,
    Gostaria de saber o que tem a ver entre o trágico acidente que ocorreu no Cão sentado com o muro que você cita em Teresópolis? Por acaso você já visitou o muro em Teresópolis para estar afirmando uma coisa dessas? Estou vendo que você não deve entender de nada disso, né... apenas vomitou um monte de baboseira sem conhecer a realidade de nada...Que coisa feia Anonimato Cão...Seja um rapaz crescidinho e faça uma visita no muro de Teresópolis e verifique por si só e que lá reúnem-se pessoas responsáveis e com grande habilidade, ou apenas se reúnem para trocar ideia sobre esse esporte tão fantástico.

    ResponderExcluir
  4. Caro Flávio e cara Patrícia. Imagino que sejam frequentadores do local onde está o muro e que notasse que são leigos no assunto como afirma o Sr Flávio. Sou de Teresópolis e nâo sou leigo no assunto. O que de FATO pode ser confirmado com toda a comunidade da escalada, é que a negligência e a ausência de conhecimentos do real risco do esporte leva a trágicos acidentes. E minhas FONTES Sr Flávio, é da mídia. Pois em um determinado canal local, nâo me recordo qual, está uma figura SIM, convidando todos e quem quiser, de graça para FAZER UM CURSO DE ESCALADA NO MURO. Com imagens do muro e da galera " brincando" por lá. Essa é a minha FONTE. Prezados, imagino obviamente que sâo partidários das pessoas envolvidas e que prezam pela defesa dos mesmos, mas isso não apaga o acidente, e que se esse investigado verão que a culpa nâo foi 100% do rapaz, pois o que indica que ele falhou sim, mas porque teve o aprendizado errado.Isso é o Fato. Sem mais. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. "ANONIMATO"... Um homem ou um "fantasma"? Opinião sem identificação! Isso é podre. Anonimato: Atitude que somente reforça o sensacionalismo de sua "opinião" que, é visivelmente motivada apenas por alguma "richa escrota", pessoal com "o rapaz", "a galera", como você mesmo descreve; Que pratica o esporte no muro em Teresópolis.
    Você provavelmente não frequenta o muro. Visite-nos, veja como é praticado o esporte lá, e dê sua... Aí sim, opinião!

    ResponderExcluir