Quem sou eu

Minha foto
Caros amigos,o objetivo do Blog é compartilhar informações, opiniões e experiências sobre escaladas e divulgar o incrível potencial que a região de Nova Friburgo possui para a prática desse esporte. Disfrutem, deixem comentários e compartilhem sempre que quiserem suas aventuras pelo mundo afora! Sejam sempre muito bem-vindos! Um forte abraço e boas escaladas!!!

PARCEIROS

PARCEIROS
ANUNCIE NO BLOG

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.
Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF

CATARINA MÃE



    Pedra da Catarina Mãe Nova Friburgo - RJ.

História:


Localizada bem próximo do centro de Nova Friburgo, a pedra da Catarina Mãe está a 1430 metros de altitude e recebeu este nome (Catarina), em  homenagem a uma das embarcações a vela chamada Chaterine, que trouxe  a cidade de Nova Friburgo os primeiros colonizadores Suíços, em 1819. Não se tem um registro preciso de quando seu cume foi alcançado pela primeira vez mas existem historias que já no século 18 alguns colonos já haviam subido a montanha para se ter uma idéia do tamanho do vale do Morro Queimado como era chamado na época. A pedra foi escalada pela primeira vez em 17/03/1991, por Carlos Roberto Campos " Béto" e Jocinei, que para época foi um feito grandioso vencer esta parede de granito com mais de 350 metros de extensão. A rota foi construída na parede frontal da montanha face leste e nomeada de Paraíso Artificial, devido a técnica usada para vencer algumas parte da rota  que não era possível ser escalada em livre na época. A pedra da Catarina mãe também guarda a maior escalada urbana de Nova Friburgo, com mais de 400 metros de extensão a via Upalala, foi iniciada nos anos 80 pelos escaladores Sérgio Jacub, Bruno Heringer, Fernando, Charles Moura e Erick Jublot. Que por motivo desconhecido foi abandonada e terminada em 1992, por Joel Novo e Leandro Baltazar. É sem duvida a rota mas difícil de toda a Catarina mãe e uma das escaladas mais exigentes de Nova Friburgo, contando com pouquíssimas repetições os escaladores podem levar de 5 a 6 horas de escalada.




       Rafael Martins na Refúgo das Mentes Catarina Mãe.
                                        Fonte: Rafael Martins.


Como Chegar:

O Acesso pode ser feito de duas formas, pela RJ-116 Rio de Janeiro, Nova Friburgo. Ao chegar a Friburgo siga pelo viaduto e contorne na praça Marcilio Dias em direção ao bairro de Olaria, ma primeira ponte do lado direito atravesse-a e siga em direção ao bairro Vale dos Pinheiros, siga sempre o asfalto e vire a esquerda antes da estrada de paralelo sentido condomínio sitio da Pedra por mas 5 minutos.
O Segundo acesso pode ser feito pela RJ-130 Teresópolis, Nova Friburgo. Ao chegar ao bairro de duas Pedras siga a direita pegando a Avenida Galdino do Vale, ao chegar a praça Marcilio dias siga as informações acima. Para aqueles que optarem em ir de ônibus ao chegar a cidade de Nova Friburgo, deve-se tomar um ônibus para Rodoviária de Integração Urbana, e tomar o ônibus Vale dos Pinheiros ou Lagoinha.  
Mapa Geral das vias da  Pedra da Catarina Mãe - Nova Friburgo.



     Traçado das vias da face Leste da Pedra da catarina Mãe - NF.



1- Ratoeiras, 2- Refugo das Mentes, 3- Amigo da Onça, 4- Paraiso Artificial, 5- Projeto Léo, 6- Projeto Marquinhos, 7- Upa La La, 8- Gadernol, 9- Projeto André, 10- Projeto Leandro, 11- Profundezas, 12- Projeto Léo e André, 13- Expresso das Mentes e 14-Projeto Job & Edison.


Ratoeiras 5 VI D1 E2 (300 m). A rota requer uma boa atenção da parte do guia para não errar as enfiadas, que geralmente são longas e não tão obvias. A via é basicamente em aderência com agarras e com um lance de sexto grau bem exposto no meio. O rapel pode ser feito pela própria via com uma corda mas e recomendável usar duas devido a via ser bem em diagonal ou pode-se emendar no final da via Paraíso artificial e fazer cume descendo pela trilha da Catarina. OBS: A base da via é de difícil acesso e localização. Material necessário: 12 - costuras, Fitas grandes, 4 - mosquetões e 1 - corda de 50 metros.


 
Escaladores Eric Sansoni e Alexandre Coustsoumbos na primeira enfiada da via Refúgo das Mentes na Catarina Mãe.
Fonte: Eric Sansoni.

  
Refúgo das Mentes6 VII D1 E2 (160 m). A rota é considerada a via mais técnica de toa a Catarina Mãe, necessitando um bom manuseamento de equipamentos moves. É a maior fenda da montanha em diagonal para a direita basicamente em móvel com grampos para as paradas e conta com um teto no final. O rapel é feito pela via Amigo da Onça. Material necessário: 15 - costuras, Fitas grandes, 1- Jogo de friends com peças grandes repetidas, 1 - Cliff Choinard ou Hook, 6 - mosquetões e 1 - corda de 50 metros.
                                 Dinei na segunda enfiada da Refúgo das Mentes
                                 Fonte: Dinei Costa.


Expresso das Mentes- 5 VI E2 D1.














Escaladores na via Expresso das Mentes.









Eric Sansoni na conquista da via Expresso das Mentes. 2013.


Amigo da Onça 4 V D1 E1 (110 m) A rota é basicamente em veios de cristais e agarras bem protegida a mesma também e usada como via de rapel para via Refugo das Mentes. Material necessário: 10 - costuras, 4 - mosquetões e 1 - corda de 50 metros.

Escaladores Friburguenses no início da via Paraíso Artificial.
                             Fonte:Rafael Martins.

Paraíso Artificial 4 V (A0) D1 E2 (400 m). A via é a pioneira das rotas de escalada da pedra da Catarina Mãe e é sem duvida uma das mais bonitas escaladas de Nova Friburgo. Localizada na parede frontal sua linha é bem obvia e reta com lances em aderências, agarras e 6 artificiais fixos e contra com 4 ótimos platores para descanso alem de uma fenda em diagonal no final da via. O rapel pode ser feito pela via mas é mas recomendado fazer cume e descer pela trilha da Catarina. Material necessário: 15 - costuras, Fitas grandes ou um par de estribos, Friends 1,2,3 e 4 (Opcional, 6 - mosquetões e 1 - corda de 50 metros.
André Rodrigues escalando a via Paraíso Artificial em 1994.
                              Fonte: André Rodrigues.

Traçado da via Paraíso Artificial.

A famosa placa deixada pelos conquistadores Béto e Jocinei no primeiro platô da
via Paraíso Artificial em 1991.


Léo na enorme fenda em diagonal para direita no final da Paraíso Artificial. 


Upa lá lá - 5 VI+ (A-0) D3 E3 (450 m). Considerada a maior rota de escalada de toda a Cataria Mãe, e a maior escalada urbana de Nova Friburgo, a Upapala encontra-se na parede frontal face leste. É uma parede com lances expostos e com algumas diagonais onde o segundo participante deve ter uma atenção extra. A rota é basicamente em aderência com agarras e artificiais fixos exigindo um bom psicológico do guia nas ultimas enfiadas. O rapel pode ser feito pela via mas é recomendado fazer cume e descer pela trilha da Catarina. Material necessário: 15 - costuras, Fitas grandes ou um par de estribos, 1 - par de cliffs talon ou de ½, 6 - mosquetões e 1 - corda de 50 metros.  





Gardenol - 5 VI (A1/VIb) D2 E3 (300 m). Linha obvia e técnica em aderência com agarras e artificiais de cllifs, o rapel pode ser feito pela pró-pia via com uma corda de 50 m eu fazer cume + ou - 150 m de caminhada. Acesso: Pegar a trilha que beira a cerca do condomínio e seguir até o final e virar a esquerda vinte metro. Material necessário: 15 costuras, 1 par de cliffs talom ou de 1/2, 1 par de estribos, 6 mosquetões, fitas variadas e 1 corda de 50 m.




Traçado das vias Profundezas, Bem Vindo Pela Saco e do projeto iniciado por Leonardo Amorim e André Rodrigues.

Profundezas - 5 VI (A1) D1 E2 (200 m). Via muito bonita sua base está localizada próximo a um grande eucalipto é fácil de achar o melhor caminho e pela trilha das vias esportivas. A via começa com algumas fendas com lances expostos, mas é basicamente aderência com agarras, algumas diagonais e artificiais de cliffs. O rapel é feito pela própria via. Material necessário: 15 - costuras, Fitas grandes ou um par de estribos, 1 - par de cliffs talon ou de ½, Friends N˚ 0, 1, 2, 3 e 4, 6 - mosquetões e 1 - corda de 50 metros.

Traçado do Início da via Profundezas.


Bem Vindo Pela Saco - 6 VIIb (A1) D2 E2 (250 m). É uma via basicamente em aderência com agarras , mas conta com lances em cristais, canaleta, fenda, artificiais de cliffs e lances expostos, por isso requer um bom psicológico e atenção da parte do guia. O rapel pode ser feito pela própria via ou fazer cume e descer pela trilha da Catarina. Material necessário: 15 - costuras, Fitas grandes ou um par de estribos, 1 - par de cliffs talon ou de ½, Friends N˚ 0, 1, 2 e 3, 6 - mosquetões e 1 - corda de 50 metros.



Mapa de acesso as vias esportivas.

Léo escalando uma das vias novas no setor esportivo da Catarina Mãe.











Setor das vias esportivas da pedra da Catarina Mãe.



Estas vias estão situadas no setor de vias esportivas da Catarina que conta com 8 rotas.



Bruno Heringer na via o velho lenhador e Léo e Alex Vermelhinho na base 2000. 





1 - O velho Lenhador, é bem protegida com uma inclinação de 90˚ exigindo uma boa elasticidade por conta do guia.Material necessário:6 - costuras, 1 - corda de 50 metros

As vias 2 - Virada, 3 - Variante estalagmite e 4 - Menino Carvoeiro, são um conjunto de três fendas uma excelente opção misturando móvel e proteções fixas. A primeira e a segunda com mais ou menos oito metros e a terceira com quinze metros de altura com uma inclinação bem noventa.Material necessário:1 - Jogo de friends, 8 - costuras, 1 - corda de 50 metros.


Léo na variante Virada.


Croquis das vias esportivas.

Vias novas 5 e 6- informações em breve.

As vias 7 - Dona Encrenca e 8 - Tatu Doidão, são vias bem atlética e uma das mais difíceis do setor necessitando de um bom preparo físico. A rota encontra-se em uma linda parede negativa avermelhada e conta com um pequeno teto no começo os lances são em agarras bem abrasivas e solidas. A via tem 18 metros de altura e o rapel e pela mesma.Material necessário:15 - costuras, Fitas grandes e 1 - corda de 50 metros.

Guilherme Barreto na base do Boulder Mundo Não Me Quer, Catarina Mãe.

Eternas Águas - 4 V (A1/VI) D1 E1 (150 m). A via é muito bonita mas no verão devido as moitas que estão próximas fica escorrendo uma água bem ao lado da rota o bom e que pode-se obter água na base. A parede conta com lances em agarras com aderência e um artificial de cliffs. O rapel é feito pela própria via ou continuar e sair na trilha que da acesso ao cume da montanha ótima opção para os que querem ver a vista la de cima. Material necessário: 10 costuras, 4 mosquetões, 2 Cliffs Talon ou de 1/2, fitas grandes ou estribos e uma corda de 50 m.

Harmonia Natural - 4 V+ (A1) D1 E1 (60 m). A via é uma variante da Eternas Águas que fica ao lado podendo rapelar pela mesma ou pela P-2 da Eternas Águas. Material necessário: 10 costuras, 2 cliffs Talon ou de 1/2, fitas grandes ou estribos e 1 corda de 50 m.



Traçado das vias da Face Norte da Catarina Mãe.



A Última Ponta IV+ E1 (12 m) e A Ponta da Ponta V E1(13 m). São as mais recentes vias conquistadas na pedra da Catarina, em um estilo esportiva tradicional em aderência com agarras as duas vias são bem grampeadas sendo a Baganas com proteções mais distantes. Material necessário: 5 costuras e uma corda de 50 m, Bagas do Norte - 4 V E1 35m e Nem Baga e Nem Ponta VI sup E1 45m.



 
Léo Amorim escalando a via Bagas do Norte.



Traçado das vias da Face Norte da Catarina Mãe.



Caio Amendola no início da via Vem cá Meu Nego.
                                      Fonte: Caio Amendola.

Vem Cá Meu Nego - 4 V D1 E1 (150 m). É uma das vias mais frequentadas de Friburgo, por ser uma vima muito bem protegida com lances em aderência com agarras. O rapel é pela própia via. Material necessário: 10 costuras, 4 mosquetões e 1 corda de 50 m.



Traçado da via Vem Cá Meu Nego.                 


 Miguel Alves no início da  via Cristaleira
                                               Fonte: Miguel Alves.

Cristaleira - 4 VI D1 E1(130 m). A via comessa em um veio de cristal e ganha uma rampa que vai ficando cada vez mais vertical passando por um veio de pedra seguindo por lances de aderências com agarras. O rapel é pela própia via. Sem duvida é uma via clássica da Catarina. Material necessário: 10 costuras, 4 mosquetões e 1 corda de 50 m.


Escalador Friburguense Miguel Alves  na via Cristaleira
                                                       Fonte: Miguel Alves.
Face Norte - 5 V+ (A0 / V+) D1 E1 (110 m). Ótima via para conhecer o estilo da rocha e das vias da Pedra da Catarina Mãe, que são no estilo tradicional  em aderêcia com agarras. Rapel pela via. Material necessário: 10 costuras, 4 mosquetões, fitas grandes ou estribos e uma corda de 50 m.


Traçado da via Face Norte.



Para quem deseja mais informações sobre escaladas nesta região podem procurar no Guia da Pedra da Catarina Mãe de Leonardo Amorim e Daniel Ferreira.

Caminhada da Pedra da Catarina Mãe

Cacau no bosque da caminhada da Catarina Mãe.

A pedra da Catarina Mãe reserva uma caminhada ecológica fantástica, considerada uma das caminhadas mais acessíveis e a mais preferida e freqüentada de todos os que querem aventurar-se pelas montanhas de Nova Friburgo. A rota que leva até o cume, com uma das melhores vistas do centro da cidade, leva cerca de uma hora e meia de subidas íngremes, a maior parte do percurso é de barro batido e cercada por Mata atlântica.

Vista do cume da Pedra da Catarina Mãe com a cidade de Nova Friburgo e suas montanhas.
Fonte: Fábio Serta.

A trilha também e visitada por ciclistas e praticantes de Dow Hill, motoqueiros e vindo pelo lado do bairro de Campo do Coelho e possível percorrer grande parte da trilha de carro 4x4 que e muito utilizada por praticantes de Paraglide.  A caminhada tem inicio logo ao lado da entrada do Condomínio Sitio da Pedra, por uma estrada de terra batida e após alguns minutos chaga a um lindo bosque onde no verão próximo a trilha forma-se um pequeno riacho onde e possível obter água. Dali em diante, a trilha continua com algumas curvas, após chegar a uma cerca de arame farpado localizada a esquerda da trilha, é possível ver as subidas mas íngremes que dão acesso ao topo da montanha por mas 30 a 40 minutos. 



    Fonte: http://friburgotrekking.blogspot.com.br/

Travessia das Catarinas

Para aqueles que preferem uma caminhada um pouco mais pesada, além da Catarina Mãe existem outras duas: Catarina Filho e Catarina Pai. Alinhadas uma ao lado da outra oferecem um ótimo Trekking passando por todas as três montanhas. A travessia das Catarinas que consiste em subir a Catarina Mãe, descer na trilha a direita até a Catarina Filho e segui a crista norte da Catarina Pai até seu cume e descer até a via expressa de Olaria.  Foi feita pela primeira vês por excursionistas friburguenses do C.E.F (Centro Excursionista Friburguense), em 24 e 26 de março de 1989. Após três dias de pura aventura e mais de 50 horas eles conseguiram atingir todos os três cumes. 


Membros do CEF que participaram da primeira Travessia  das Catarinas em 1989, no cume da pedra da Catarina Pai no terceiro dia de caminhada.










Outros esportes praticados na Pedra da Catarina Mãe.

Decolagem do cume da Pedra da Catarina Mãe.
                                         Fonte: Fábio Serta.
                                       
Dow Hill.
                               Fonte:Helio Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário