Quem sou eu

Minha foto
Caros amigos,o objetivo do Blog é compartilhar informações, opiniões e experiências sobre escaladas e divulgar o incrível potencial que a região de Nova Friburgo possui para a prática desse esporte. Disfrutem, deixem comentários e compartilhem sempre que quiserem suas aventuras pelo mundo afora! Sejam sempre muito bem-vindos! Um forte abraço e boas escaladas!!!

PARCEIROS

PARCEIROS
ANUNCIE NO BLOG

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.
Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF

FURNAS


História:
Fonte: www.wikipedia.org

Situada à margem da Rodovia Nova Friburgo - Bom Jardim, A Pedra do Cão Sentado é um monumento natural considerado símbolo da cidade de Nova Friburgo. É uma das mais notáveis formações rochosas do parque de Furnas do Catete, encontra-se em extensa área, com altitude máxima em torno de 1.111 metros. O Parque é um conjunto de grutas e blocos de rochas superpostas que criam formas deslumbrantes. O ponto mais elevado é a Pedra do Cão Sentado, formação que se assemelha a um cão de guarda, com 100m de altura. Para atingi-lo o visitante percorre aproximadamente 1 km, ultrapassando 12 pontes e rústicas escadas. Esse ponto turístico surgiu em uma cratera, devido a um acidente geográfico que ocorreu em 3.000 A.C., quando a Terra sofreu um abalo sísmico. Com a onda de calor e o frio intenso, formou-se a Pedra do Cão Sentado.



Pedra do Cão Sentado  
Fonte: www.Panoramio.com    
                                               

 Um coronel chamado José Augusto Zebende comprou essas terras, local em que alguns de seus amigos padres gostavam de frequentar. Na época eles ouviram muitas vezes os empregados falarem sobre uma pedra que havia no alto da propriedade, que sua forma lembrava um cão sentado. Os padres então resolveram conhecer a pedra e constataram que era verdade. No ano de 1959 eles localizaram o governador Roberto Silveira, que de helicóptero fotografou toda área, selando um acordo com o coronel Zebende, tombando essa área para o estado, o qual desde esta época foi reconhecido como ponto turístico.





Em 1960 o governador Roberto Silveira iniciou as obras do Parque Furnas do Catete, mas infelizmente morreu em um desastre de helicóptero na Serra dos Órgãos, sendo paralisadas as obras. Seu substituto, o governador Celso Peçanha, recomeçou as obras com a comissão de turismo de Nova Friburgo. O Parque foi inaugurado em 1962 e interditado em dezembro de 2002 pela Turisrio, por falta de infra-estrutura e total estado de abandono. Em 1993 uma mobilização dos excursionistas evitou que a cabeça do Cão rolasse. Uma grande raiz que se desenvolvia na altura do pescoço do Cão, estava forçando a cabeça, com um composto químico e muito esforço dos alpinistas o problema foi solucionado.


Quilha do Navio

 Durante todos estes anos a Flumitur (hoje Turisrio), foi a responsável pelo Parque Furnas do Catete, contratando Altir Xavier Forny, que trabalhou no Parque por 36 anos sem verbas para reformas, só contando com o ingresso para custear a manutenção do Parque. Em julho de 2003 o Parque foi privatizado pelo empresário Ronaldo de Amorim, através de uma parceria com os governos Estadual (Turisrio) e Municipal (PMNF), na gestão da prefeita Saudade Braga. É uma caminhada bastante agradável e fácil e os trechos mais difíceis contam com passarelas e escadas de madeira com corrimão dos dois lados. Para percorrer a trilha, que dura cerca de quarenta minutos, não é preciso a ajuda de guias – basta seguir a sinalização. Furnas do Catete absorve grande demanda turística, principalmente nos meses de verão, fins de semana e feriados.






Mapa Geral dos Setores de Escaladas do Parque de Furnas Nova Friburgo:


No parque encontramos lagos, paredões de pedra e grutas exóticas e pitorescas onde se destacam: Toca da Onça, Igrejas dos Macacos, Salão do Escoteiro, Pico do Charuto, Furnas Vinte Minutos, Quilha do Navio, Pia Sagrada, além do Cão Sentado. Junto ao porão de acesso ao local há um lago circundado por belas formações rochosas, jardins e um quiosque próprio para lanches, refeições e piqueniques. Uma das atrações da subida é a Pia Sagrada, um pequeno lago que existe entre as rochas e que não seca nunca. “Pode ter sol ou chuva que sempre tem água”, afirma o diretor do parque, Ronaldo de Amorim. Muitos caminhos foram abertos para que os turistas tivessem o privilégio de conhecer estas inúmeras grutas, cavernas e a imensa flora e fauna, com espécies variadas de bromélias, orquídeas, e animais silvestres como cachorro do mato, gato do mato e mico, entre outros. Há também espécies variadas de pássaros e,claro, a atração principal, o “Cão Sentado”, cartão postal de Nova Friburgo, com seus 100 metros de altura.

O lago que da às boas vindas aos turistas na entrada do parque.

VIAS DO SETOR DO LAGO: 

Acima o lago onde fica o setor do lago com vias a esquerda e direita do lago onde fica a 
via Pura Ilusão 6sup E1.

Parede onde fica a via Pura Ilusão 6 sup E1 nas Furnas.

Fonte: Alessandro. 
Croqui da linha da via Pura Ilusão no setor do lago.

Fonte: Alessandro.

Alessandro também abriu a mais nova via do Setor do Lago nas Furnas a Pura Ilusão 6sup E1 com uma parede negativa que já derrubou muita gente pois a parede engana bastante, a via ainda tem uma parada dupla no final. Esta rota  foi aberta junto com o escalador de Bom Jardim Ugo outra referência da escalada em Bom Jardim. 

A parede da via Pura Ilusão vista de baixo.

Fonte: Alessandro.


Bichos Escrotos VIIIb E1: Está via fica no setor do lago mais precisamente do lado direito do lago seguindo a trilha que vai mais para o fundo do lago neste mesmo local existem outras vias em fenda com proteção móvel e grampos para rapel.




Tava na cara e ninguém viu - VIIc E1 (10 m). É a mais nova via esportiva das Furnas, via bem atlética exigindo uma atenção extra de quem está dando a segurança ficando atrás do totem para não se chocar com o escalador em caso de queda uma vez que a via é toda negativa. Material necessário: 4 costuras e uma corda de 50 m.





Druidas - VIIIb E1 (14 m). A via começa numa parede com cristais bem 90 em um enorme bloco. A via é bem esportiva e explosiva exigindo um bom preparo físico para a cadena. O acesso se da à direita da via Durango Mosca descendo costeando o bloco de pedra.
Material necessário: 5 costuras e uma corda de 50 m.



Capitão Caverna - VIIb E1 (11 m). Via esportiva com boas pegas no início e ficando mais difícil no final.  O acesso se da através de um pequeno buraco a esquerda na caverna após passar de baixo do tronco que está atravessado na trilha depois da via Durango Mosca.
Material necessário: 5 costuras e uma corda de 50 m.








Elo Perdido - VIIc E1 (13 m) e Variante Caverninha:
Mais informações e croqui em breve.

Boulders Ação Direta. V3 a V4.










Canabis- VI a E2 (13 m). Segunda via esportiva a ser conquistada em Friburgo em 1994. Fenda linda e estética em móvel com um pequeno teto no meio. O acesso se da um pouco antes à direita da Caverna dos Escoteiros. Material necessário: 7 costuras, Friends Cams-1, 2, 3, e 4 e 1 corda de 50 m.

André Ratamero no tetin da Canabis.
                                                 Fonte: Rafael Martines.



Michel Figueira no crux da Canabis_ Furnas - NF.
Fonte: Michel Figueira.

Linguarildo - VIIc E1 (16 m). Via esportiva em diagonal para esquerda em uma fenda rasa.
O acesso se da à direita da via Cannabis descendo costeando o bloco de pedra. Material necessário: 10 costuras e uma corda de 50 m.
 
Traçado da via Linguarildo.                    Diego Costa no início da Linguarildo.
                                                                              Fonte: Diego Costa.



Em vermelho a  Fenda Bafáfá - IV- E1 (10 m). e em azul a Variante Títítí em móvel bem fácil IIIsup-. Material necessário: 4 Costuras, Friends Cams-1, 2 e 3 e 1 corda de 50 m.


                                                                                 Eric Sansoni na Fenda Bafáfá - Furnas
                                                                                           Fonte: Erice Sansoni.



Vias da Pedra dos Macacos.





Via Espinho no lombo 6 VI (A0/VIIIa) E2 D1:


                    Pedro Henrique e Alex "Vermelinho" na Espinho no Lombo.
                    Fonte: Pedro Henrique.

Traçado da Via Espinho no lombo






Rafael Martins na Espinho no Lombo - Furnas.
Fonte: Rafael Martins.

Croqui das vias Feiticeiro Arranca Rabo e Espinho no Lombo 





 Traçado da Via Feiticeiro Arranca Rabo:


Vias Linha da Ética 5 sup E1  e  Linha Gringa 7a E2.


                            
 Alessandro na conquista da via Linha da Ética 5 sup E1 na Pedra dos Macacos no Parque de Furnas em Nova Friburgo.
Fonte: Alessandro.



Local onde foram abertas as vias na Pedra dos Macacos.
Fonte: Alessandro.

Esta duas primeiras vias que vamos falar fica na Pedra dos Macacos nas Furnas, Como chegar: Beirando a pedra pela direita após a via Espinho no Lombo seguindo pela base da pedra até umas fendas verticais e transversais onde foi aberta a via Linha Gringa 7a E2 toda em móvel com uma parada dupla no final e mais a esquerda foi aberta também a via Linha da Ética 5 sup E1 com cinco grampos. As vias são esportivas e não fazem cume elas acabaram não se juntando a via Espinho no Lombo que é a via tradicional da Pedra dos Macacos e faz cume.
Alessandro também falou que outros projetos já estão em andamento na Pedra dos Macacos e que em breve teremos mais vias fresquinhas para experimentarmos. Ambas as vias foram abertas pelos escaladores de Nova Friburgo Erik e Alessandro em parceria com o escalador de Bom Jardim Gustavo, que é uma referência da escalada em Bom Jardim cidade que faz divisa com Friburgo exatamente no Parque de Furnas.  

As vias Linha da Ética 5 sup E1 com sua grampeação a esquerda e a fenda da via  Linha Gringa 7a E2.
Fonte: Alessandro. 

Fonte: Alessandro.
                                         .
Vias O Negativo - V+ (A-1/VIIa) E1 (26 m) e Anticoagulante VIIb E1 (15 m).



Songs from the Wood - VIII E1.










Escaladores no setor  Songs from the Wood 
Fonte: Pedro Henrique.


 
Amarildo Chermont e Pedro Henrique na via Songs From The Wood - VIII E1.
Fonte:Amarildo Chermont e Pedro Henrique.

Tentativas na Maria vesga 10a



Setor Cactus:




    1- Projeto, 2- Acupuntura , 3- Cactus Cola e 4- Cactus Sacanas  


























Gruta da Catedral também conhecida como Salão dos Escoteiros.







Eric Teles na via Trem Fantasma 10a uma das vias mais bonitas da Reguião Serra
do Rio de Janeiro, Parque de Furnas.
Fonte: http://erictelesleite.blogspot.com.br






























Abstrato Mundo - 5 VI sup A1 E2 D1.


Escaladores na via Abstrato Mundo no mirante do Cão Sentado.



























































VIAS DOS SETEROS DE ESCALADAS DO CHARUTO, CÃO SENTADO E EDIFÍCIO.





VIAS DO PICO DO CHARUTO.

Escaladores friburguenses chegando na P-1 da via normal do Pico do Charuto.
              Fonte:Michel Figueira.




Croqui das vias do Pico do Charuto feito por Leonardo Amorim.



















Léo e Pedinho na conquista da via Charuto Cohiba VIIIc E1 - 2013.































1- Via Tradicional do Charuto IV+ E1 D1 (40 m) em vermelho, 2- Aresta Hermano Fontão V E1 D1 (20 m) em amarelo e 3- Charuto Cohiba em azul VIII c E1.




Escaladores Friburguenses na decada de 90 escalando a via tradicional do Pico do Charuto.
    Fonte: André Rodrigues.



         Pico do Charuto visto da via Visões Diferentes 2-Traçado  da via tradicional do Charuto e 1- via Charuto Cohiba.


André Rodrigues no início da via normal do Charuto e Dário do Nascimento chegando no final da via tradicional do Pico do Charuto em 1993.
Fonte: André Rodrigues.


Léo e Mauro na primeira enfiada da via Tradicional do Charuto em 1995.

Escaladores na via charuto Cohiba VIIIC E1.


Dia de Cão - IXb E1 (12 m). Via bem atlética e explosiva com proteções bem espaçadas.
O acesso é o mesmo para as vias do Pico do Charuto e a via fica na parede em frente o Pico.
 Material necessário: 5 costuras e uma corda de 50 m.



A antiga Travessia do Silencio em cabo de aço do Pico do Charuto para a Pedra do Cão Sentado, hoje ela não existe mas os cabos foram retirados na decada de 90.
Fonte: Blog do Eroildo/ http://aventurasvirtual.blogspot.com.br

Léo Amorim na travessia do Silencio em 1994.

























VIAS DA PEDRA DO CÃO SENTADO.


Shoei Massunaga no lance da chapeleta da via Tradicional do Cão Sentado em 1993.
Fonte: André Rodrigues.


Traçado e Croqui da Via Tradicional do Cão Sentado III A-0 E1 D1:


Léo Amorim no início da via Tradicional do Cão Sentado.



Léo no lanse do pescoço debaixo da cabeça do Cão   Sentado.
Léo escalando a via Beck House de top-rope na Pedra do Cão Sentado. 


Traçado das Vias do Charuto e Cão Sentado:



Da esquerda para direita: 1-Tradicional do Charuto, 2-Aresta Hermano Fontão, 3- Revolta dos Mosquitos, 4-Beck House, 5-Im Not Dog No, 6-Variante Dog, 7-Tradicional do Cão, 8-Variante de Um Grampo Só, 9-Variante do Rosto, 10-Os Fantasmas Contra-Atacam e 11-Charuto Cohiba.



Lagartos - 5˚ VI (A1/VI sup / A0/ VIIa) D1 E2 (50 m).












































Léo na conquista da via Lagartos em 1995.



Os Fantasmas Contra-Atacam - 5 VI (A-1) E2 D1.







Alexandre Wenderroschy na Variante de Um Grampo Só (Cão Sentado).
                     Fonte: Alexandre wenderroschy.


Vias do Cão Sentado:




1 - Tradicional do Cão, 2- Os Fantasmas Contra-Atacam,  3-  Lagartos, 4- Variante Dog,  5- Variante de Um Grampo Só,  6- Variante do Rosto,  7- Variante do Pescoço,
8- GANF  e 9- Cachorro Loco .





Marvio Oliveira no início da via GANF no Cão Sentado. 

GANF  5 A0/VIsup D1 E2 100m .








































Traçado das vias desta face do Cão Sentado.



















1-GANF, 2- Cachorro Loco e 3- Variante do Pescoço.




















Leo e Marvio no plator da P1 da GANF  e a parada dupla da via Cachorro Loco no mesmo platô depois da moita e Marvio no segundo artificial da via com o cume do cão logo acima a esquerda.




Cachorro Loco  5 VIsup (A-0/A-2+) E3 D1 (80 m).


Léo no início da via Cachorro Loco na época da conquista no Cão Sentado.


Léo conquistando a Fenda da Laca em A-2 e fixando uma chapa para fazer a saída da mesma.







Leonardo Amorim:
Segue uma prévia do croqui da via Cachorro Loco 5 VI+ (A-0/A-2+) E3 D1 (+ ou - 60 m). Até o ponto onde paramos e fixamos uma Chapa Bonier e voltamos para equipar a parada dupla da P-2. Acreditamos que está faltando de 20 a 25 metros para chegarmos no cume do Cão Sentado que se deus quiser vamos conseguir mês que vem. Estão comigo nesta empreitada Nayguel e Arthur.
Artur na  segunda investida da conquista mandando a maior fenda da via Cachorro Loco.



  

Leonardo Pessanha e Felipe Moraes (Sapo) no cume do Cão Sentado - NF.
                  Fonte: Leonardo Pessanha.



VIAS DA PEDRA DO EDIFÍCIO.





Traçdo das vias Meia Bomba a esquerda e Fenda Gringa a direita. 
André Ratamero na via Meia Bomba.
Fonte: André Ratamero. 
Gostosinha de brincar 4+ E2 (15 m): Material necessário: 6 costuras, Friends - 1,2,3,4,5 e uma corda de 50 m.




Claudio Tardin na Gostosinha de brincar - Furnas - NF.                                  Fonte: Carlos Algusto.
  
Na esquerda em amarelo a Variante Fissura To Doidão e a direita em vermelho a via Visões Diferentes.




Rafael Martins na Fissura To Doidão.




Croqui da via Visões Diferentes 4 V+ (A-0) E2 D1 e Variante To Doidão V+ E1
Nayguel limpando o artificial da via Visões Diferentes.

Léo no cume da Pedra do Edifício.



  
Fenda do André perto da Visões Diferentes mais informações em breve.


VIAS DO SETOR ESPORTIVOS DOS TETOS:

 Pedro Henrique escalando no setor esportivo dos tetos no Parque de Furnas.
Fonte: Pedro Henrique.
 
Escalador e campeão Brasileiro de escalada 2010 Eric Teles na Fazendo Fumaça 9a/b, Setor Esportivo dos Tetos no Parque de Furnas Nova Friburgo - RJ.

Leandro Nogueira na via Aracnídeos Xa/b no setor esportivos dos tetos.
                    Fonte: Leandro Nogueira.




 VIAS DO SETOR DAS FENDAS.

    Traçado das vias do Setor das fendas do Parque de Furnas:

1- Reino da Cobiça, 2- Fora Houle, 3- Abelhas, 4- Ápice da Onda, 5- Phobos, 6- Variante Eiger, 7- Acima do Medo e Paranoia Alucinante , 8- Salvatore Cachole,  9- Paredão Wenderroschy, 10- Alienígenas e 11- Diedro Rastafári.




André Rodrigues no  acesso as vias do setor das fendas .OBS: André colocou um grampo para facilitar o acesso as vias uma vez que a escada que da acesso as vias eta em situação precária e perigosa já que não foi reformada pelo parque.


Phobos:




Michel Figueira e Rafael Martins na fenda da via Phobos uma das vias mais frequentadas do setor das fendas do Parque de Furnas.
    Fonte: Michel Figueira.







Léo em uma das fendas mais bonita do parque de Furnas.


   Joel Novo entrando no teto da Phobos _ Furnas - NF.
  Fonte: Dinei Costa.














Alexandre wenderroschy na penúltima enfiada da Phobos.
Fonte: Alexandre wenderroschy.








Acima do Medo - VIIc E1(12 m) e
Paranoia Alucinante - VI  sup E2 (8 m).



Léo entrando na via Acima do Medo VIIc no final da via Phobos.
Fonte: Fábio Nunes.


                                                   Traçado da via Ariba Muchacho.
                                                   Mais informações e croqui em breve.


Via Alienígenas 7 (A-2/ VIIc) E2 D1.

Michel Figueira na via Alienígenas uma das fendas mais bonitas do Parque de Furnas.
Fonte: Michel Figueira.


Croqui das vias Alienígenas e Diedro Rastafári feito por Leonardo Amorim.



    Léo na P-2 da Alienígena e Marvin no fundo limpando a fenda.


 Léo conectando em A-2 as vias Alienígenas e Diedro Rastafári.



Traçado da via Diedro Rastafári.
Léo no primeiro teto da via Diedro Rastafári.
Marvin no início do Diedro.

A pedra do Edifício a esquerda o Pico do Charuto no meio e a pedra do Cão Sentado a direita vistos do final da via Diedro rastafári.


Onde os Fracos Não Tem Vez - Xa E1 20 m.


 Traçado da via nova do Eric Teles e Ademilton Nantes "Bombeiro" na Quilha do Navio para entrar na via é precisos um Stick clip e alcançar o grampo da passarela no traçado que esta sobre o veio este ainda esta sendo trabalhado para uma possível saída deste ponto ou da parte de baixo da passarela para uma saída do chão.


Paredão Wenderroschy - 6sup VIIa/b (A-1) E3 (110m).


Croqui retirado do blog aventurasverticais.blogspot.com.br .



Traçado das vias 1- O Reino da Cobiça, 2- Fora houle e 3- Abelhas .


Abelhas - 6 (A2- VIIc / A0- VIsup) D2 E3 (90 m). 

Alexandre na primeira enfiada da via Abelhas.

Croqui da via Abelhas feito por Leonardo Amorim.



Léo na saída da chaminé da Abelhas.



 
Michel Figueira chegando no final da via Abelhas no Parque de Furnas.
Fonte: Michel Figueira.



 
Traçado das vias No Ápice da Onda V+ E2 e  Salvatore Cachole IX b/c E1.



Pedrinho e Léo no boulder aresta verde V3 na base do setor das fendas.






Um comentário:

  1. O local parece fantástico... Obrigado pelo belo trabalho de catalogação!

    ResponderExcluir