Quem sou eu

Minha foto
Caros amigos,o objetivo do Blog é compartilhar informações, opiniões e experiências sobre escaladas e divulgar o incrível potencial que a região de Nova Friburgo possui para a prática desse esporte. Disfrutem, deixem comentários e compartilhem sempre que quiserem suas aventuras pelo mundo afora! Sejam sempre muito bem-vindos! Um forte abraço e boas escaladas!!!

PARCEIROS

ANUNCIE NO BLOG

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Forró com escalada na Pedra Aguda – Bom Jardim –RJ.

Pera Aguda (1340 m) vista da caminhada de aproximação.

Este final de semana rolou o famoso forró da Pedra Aguda uma festa junina que reúne muita comida, cachacha, diversão e escaladas. Desta vez quem me acompanhou nesta trip foi meu brother Pedro, Vulgo Santoro.....

Refúgio Pedra Aguda e agente no forró. Da esquerda para direita Pedro, parceiro de escaladas, Pierre Gayte, dono do refúgio Pedra Aguda, Gutinho, presidente do C.E.F e eu Léo Amorim.

Depois de tentar subir o Pico do Papagaio em Ilha Grande sem sucesso, retorneia a cerra para escalar a Pedra Aguda e forroziar no refúgio Pedra Aguda. Partimos de Friburgo as 17:30 para a cidade de Bom Jardim onde fica a famosa Pedra Aguda com seus 3 cumes distintos e de grande beleza natural.

Refúgio Pedra Aguda e a própria Pedra Aguda vista da caminhada.

Assim que chegamos pudemos ver o quanto estava  animada a festa muita bebida e comidas típicas e como não podia faltar uma fogueira para espantar o frio da serra carioca.
         Encontrei alguns amigos escaladores e pude me informar mais um pouco sobre a via que íamos fazer no dia seguinte se a ressaca deixar. Também no Pierre tem os croquis das vias disponíveis para cópia e pegar uns bizus. Como ainda não havíamos subido a pedra até o cume resolvamos tentar a via tradicional do pico a Quati 4 VI E2 D3 390 m com 8 enfiadas.

Bloco do cume mais baixo da Pedra Aguda onde há vias e projetos em andamentos.

Depois de umas cervejinhas e umas cachachas fomos dormi para acordar bem cedo para a escalada uma vez que a via era bem longa. Nos instalamos no Refúgio Pedra  Aguda que conta com chalés e quartos coletivos com ótimos preços, o refúgio também oferece café da  manhã, almoço e janta alem de vários boulders e uma piscina natural para dar um rilex.

Face norte da Pedra Aguda e o Totem do lagartão ainda Virgem.

Acordamos as 8:20 para curar a resaca com um café e pão árabe, e assim que a vaibe da cafeína fez efeito colocamos as mochilas nas costas e partimos para  a aproximação da  Pedra Aguda que da uns 30 ou 40 minutos do refúgio até a base da Quati.

Traçado da Quati 4 V E2 D3.

Croqui da via Quati 4 VI E2 D3 Pedra Aguda – Bom Jardim – RJ.
Quati, conquistada em 2001, pelos alpinistas Renato Estrela (RJ) e Marcão (NF), colaboradores  Márcia Veiga Estrela (RJ), Rafael Cordeiro (RJ) e Pierre Gayte (França). Material necessário: 12- costuras, 4- fitas grandes, 6- mosquetões e 1- corda de 50 m.

Pedro guiando a primeira e a terceira enfiada da Quati.
            A caminhada é bem visual da para sentir a energia deste monólito pois você vai contornando a pedra e as faces vão mudando a cada passo. Quando chegamos no pasto pudemos ter uma visão do enorme bloco do primeiro cume o mais baixo onde está a via Seu Madruga 6 VI+ (A2) E2 D3, uma das mais exigente e bonita da região.

Léo guiando a quarta enfiada e a parada da quarta montada.

Achamos a base da via sem problemas e as 9:15 começamos a escalar a via. Pedro começou guiando a primeira enfiada e eu a segunda. Neste sistema não tínhamos que perder tempo passando os equipos um para o outro quando o segundo chegava já estava pronto e era só continuar guiando.

Nos na P-5 e eu Guiando  mais uma  enfiada.
               A escalada fluiu sem problemas  guiei a P-4 que tinha um lance de quinto mas delicado e Pedro levou a enfiada do crux a P-5, que tem um lance de VI em umas agarrinhas abauladas. Passada esta enfiada guiei a P-6 que para após um domínio de um pequeno tetin e da P-6 para P-7 já era o primeiro costão.

Léo na sexta enfiada da via e Pedro na P-7.

Da P-7 até a última enfiada tem um trepa mato até uma árvore onde armamos a segue para a última enfiada que também tem um lance mais exigente de VI mas bem protegido. Após vencermos este lance chegamos no segundo costão que sai no final da trilha para o cume da Pedra Aguda.

Pedro Guiando a última enfiada da via e eu na segue da árvore.

Chegamos no cume ás 12:30 e para nossa surpresa não estávamos sozinhos pois havia um grupo de moradores locais que haviam subido a Pedra pela caminhada da face sul da montanha que é uma caminhada moderada com um lance em cabo de aço que leva cerca de 2  a 2 horas e meia de caminhada.

Nos dois no cume da Pedra Aguda.
             Infelizmente o tempo para o lado do refúgio estava bem fechado tiramos umas fotos do visual do lado de Bom Jardim e em seguida tudo ficou branco não deu para ver mais nada mas estávamos felizes de ter feito esta escalada maneiríssima. Só nos restava comer umas guloseimas que havíamos sequestrado da noite anterior, pela cara do Pedro na foto da pra ver que tava bom mesmo, bebemos uma água e começamos  os rapeis.

Vista do cume e Pedro no Primeiro Rapel.

O Rapel da Quati, é feito pela Própria via e pode ser feito com uma corda de cinquenta metros mas levamos uma corda extra de 60 m para rapelarmos mais rápido ume vez que a parede era bem grande. Também vale apena lembrar que as paradas da via são duplas o que é bem confortável e segura para executar os rapeis.
        Por sorte a corda não agarrou nenhuma vez e ás 14:25 já estávamos tocando a base da via com a missão cumprida e ainda cheios de disposição  para uma exploração nos inúmeros  bouldres que tem no decorrer da trilha para a base da Pedra Aguda, muitos ainda inexplorados e outros já clássicos do local.

Vizu do rapel da Quati.

Chegamos no refúgio ainda com claridade e a tempo de pegar um rango de comida caseira da Lóló, que é surreal de saboroso mais umas cervejinhas um papo furado e ao anoitecer estávamos voltando para Friburgo com a alma lavada e energizada pelo granito de uma das mais belas montanhas de nossa serra carioca.

Léo na caminhada de volta para o refúgio.

Galera quem quiser mais informações  sobre o Refúgio Pedra Aguda é só acessar o link na nossa cessão de Refúgios, Albergues e Hotéis em nosso blog. Também  estou disponibilizando o contato do escalador local Leonardo, que também tem alguns chalés para alugar e serviços de guia da região : gabileonardo@hotmail.com  (21) – 9200-1036.

Até a próxima montanha e boas trips ...........................Léo.