Quem sou eu

Minha foto
Caros amigos,o objetivo do Blog é compartilhar informações, opiniões e experiências sobre escaladas e divulgar o incrível potencial que a região de Nova Friburgo possui para a prática desse esporte. Disfrutem, deixem comentários e compartilhem sempre que quiserem suas aventuras pelo mundo afora! Sejam sempre muito bem-vindos! Um forte abraço e boas escaladas!!!

PARCEIROS

ANUNCIE NO BLOG

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Dicas do croquitecafriburgo – Ilha Grande, vila de Abraão.

O continente visto da caminhada para a cachoeira da Feiticeira no Parque Estadual da Ilha Grande - RJ.
        Galera gostaríamos de dar umas dicas de caminhadas em um dos lugares mais bonitos do nosso estado do Rio de Janeiro a maravilhosa Ilha Grande. Na semana passada eu e minha companheira de viagens partimos mais uma vez para este paraíso, só que desta vez fomos conhecer a famosa Vila de Abraão e suas trilhas e praias paradisíacas.
      A primeira dica que podemos dar é para quem quer ir para ilha e ficar rilex sem estresse e curtir os passeio as trilhas os restaurantes sem tumulto e conseguir um preço bom é: Não vá na alta temporada pois corre o risco de não querer voltar mas pelo menos na alta temporada.
          Pois tudo fica cheio e mais difícil, cerca de 2 a 3 horas para conseguir comer, não há lugar nas pousadas e campings, passeios de barcos tem que ser agendados dias antes, as trilhas lotadas de gente, os preços triplicam e a vila chega a ficar com mais de cinco mil habitante um verdadeiro caos.
A famosa cachoeira da Feiticeira.

Saímos de Rio das Ostras as 3:00 horas da madrugada para poder chegar na cidade de Mangaratiba antes das 8:00 horas da manhã horário que sai a única balsa para a vila do Abraão na Ilha Grande na baixa temporada. Chegamos em Mangaratiba as 7:20 e logo que chegamos guardamos o carro no estacionamento que custa na baixa R$ 15,00 a diária e na alta R$ 30,00.
           Tomamos um café e fomos comprar os boletos da balsa que na baixa temporada custam R$ 4,80 e na alta a mesma balsa custa R$ 19,60 a única vantagem e que tem mais de um horário disponível por dia na alta.

Os aquedutos construídos com pedra e óleo de baleia na trilha para a Feiticeira.

A viagem de balsa leva cerca de 50 minutos e logo que chegamos no cais ficamos impressionado com a beleza do lugar. O vilarejo e bem aconchegante e cercado de mata atlântica e praias de águas esverdeadas. Fomos andando pelas ruas da cidade que não são muitas, em busca do camping do Sossego, que nos foi recomendado por amigos que ficaram lá e falaram que era bem seguro e tinha uma infra bacana.
        Achamos o camping sem problemas e logo nos instalamos o camping nos custou R$ 30,00 o casal mas na alta o custo é de R$ 50,00 o casal. O camping realmente é bem estruturado com 6 banheiros, cozinha ampla com utensílios, fogão, geladeira e filtro para água potável.

Assim que levantamos o acampamento fomos conhecer o parque de Ilha Grande que conta com diversas trilhas e passeios de barco.  Pretendíamos conhecer a famosa cachoeira da Feiticeira, fazer o passeio de barco até a Lagoa Azul e subir o Pico do Papagaio.

Pico do Papagaio Vila de Abraão.

Chegamos na entrada do parque e após alguns betas começamos a trilha que leva a cachoeira entre uma mata linda com alguns poços e riachos ao longo da trilha que levamos cerca de uma hora e meia até a cachoeira que é linda e  refrescante pois na ilha o sol é bem intenso. Mais uma dica levem sempre protetor solar e repelente para as caminhadas.
          Ficamos na cachoeira da feiticeira por uma hora e seguimos descendo até a praia da Feiticeira para pegarmos o taxi boat, que na baixa custa R$ 15,00 e na alta R$ 25,00.

Eu na Lagoa azul que tava mais para Lagoa verde.

No dia seguinte resolvemos fazer o passeio de barco até a Lagoa Azul, existem uma quantidade enorme de agências que vendem estes passeios de barcos. Vai ai mais uma dica não vale apena pechinchar muito pois os preços são os mesmos na baixa R$35,00 e na alta R$ 50,00. O melhor é ver qual agência oferece o melhor serviço ou barco mais confortável.
           O passeio começa as 10:30 e retorna a vila de Abraão as 16:00 horas, chegamos na lagoa Azul após 40 minutos de navegação e realmente o lugar é lindo muitos peixes e uma água azul esverdeada cercada pela mata nativa da ilha. No regresso paramos na praia de freguesia de Santana  e  Japariz.

A Vila de Abraão vista da caminhada para a Praia de Palmas.

Na quinta-feira que havíamos programado de subir o Pico do Papagaio, aconteceu um imprevisto o tempo virou na quarta-feira a noite, e a quinta amanheceu chovendo e com o temo todo fechado. Diante das circunstâncias tivemos que abortar a subida para o pico fiquei muito triste pois era nosso objetivo principal mas ficou para próxima. Uma dica a trilha para o pico leva cerca de quatro horas e não é bem definida no final por isso é recomendável a contratação de um guia local o custo na baixa é de R$ 70,00 e na alta R$ 100,00 ou mais.
         Para não perder o dia resolvamos fazer a caminhada que vai de Abraão até as praias de Palmas e Lopes Mendes, que é bem tranquila cerca de duas horas e meia, em uma trilha bem definida e aberta. Seguimos até o finam da praia de Abraão onde começa a trilha para Palmas, que leva cerca de uma hora e meia com uma vista linda da vila e das montanhas ao redor.

Praia de Lopes Mendes.
          Há alguns trechos onde é possível obter água potável, outro detalhe é que a trilha é feita sobre sombra a maior parte do tempo. Quando chegamos em Palmas, cruzamos toada a praia e chegamos na trilha para a praia de Mangues e praia do Pouso onde fica a trilha para Lopes Mendes.
        De Palmas a Lopes Mendes levamos mais uma hora de caminhada mas valeu apena porque a praia é lindíssima mesmo com dia de chuva e céu nublado. Para voltar a vila de Abraão, caminhamos de volta até a praia de Pouso e pegamos uma escuna que nos custou R$ 15,00.
         Como era nossa última noite na vila demos um confere na noite da ilha que conta com diversos bares e Pubs com todo o tipo de gente gringos, locais, turistas, gatas  aaaaaaaaa e mais uma dica visitem a Pato Crepes, com certeza  não vão se arrepender.

EU na noite da vila de Abraão em algum bar que não me lembro o nome, também é só ver o porque debaixo do balcão.

Bom galera ta ai um mote de dicas sobre este paraíso chamado Ilha Grande e caso tenham alguma dúvida ou queiram mais dicas é só escrever pro blog que teremos o maior prazer em responder e ajudar. Para aqueles que querem o contato do camping do Sossego é só ir na nossa cessão de Refúgio, Albergues e Hotéis no nosso blog.