Quem sou eu

Minha foto
Caros amigos,o objetivo do Blog é compartilhar informações, opiniões e experiências sobre escaladas e divulgar o incrível potencial que a região de Nova Friburgo possui para a prática desse esporte. Disfrutem, deixem comentários e compartilhem sempre que quiserem suas aventuras pelo mundo afora! Sejam sempre muito bem-vindos! Um forte abraço e boas escaladas!!!

PARCEIROS

PARCEIROS
ANUNCIE NO BLOG

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.
Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF

sábado, 6 de abril de 2013

FENDA DA CASCATA - NF.

 
 
 Pedra da Cascata setor das fendas - NF.
 

Pessoal  gostaria de compartilhar com vocês mais uma de nossas aventuras nas maravilhosas montanhas de Nova Friburgo, mais especificamente na Pedra da Cascata, que tem cerca de 8  vias e um potencial enorme para abertura de novas rotas. Mais uma vez estava na companhia de Nayguel, que esta aprendendo as manhas da escalada muito rápido e ganhando experiência a cada escalada.

 
 
Léo pegando o primeiro grampo da via.
 

Partimos para a pedra da Cascata bem cedo e na verdade não tínhamos um objetivo  em mente pensamos em iniciar uma linha nova na montanha mas quando chegamos  no final da estrada que agora após a tragédia ficou com o final toda destruída e interditada,  olhamos para as duas fendas em diagonal que há neste setor da montanha e não tivemos mais dúvidas vamos entrar na via da fenda ao lado da via “ Só o cume Interessa” .


Léo no início da fenda que é de ótima pega.


Eu já estava querendo  entrar nesta via já fazia muitos amos mas agora morando praticamente ao lado desta montanha e com uma renca de friends grandes espero escalar todas as vias dela e abrir muitas rotas novas, pois a pedra da Cascata, tem potencial para vias esportivas, fendas e tradicionais com mais de 250 metros a pedra também  tem enormes canaletas e grandes veios que parecem uma crina de dinossauro muita coisa boa ainda está para ser descoberta nesta montanha.



 Léo sacando os friends.
 


Para chagar neste setor quem vem do centro da cidade tem que pegar a Avenida Galdino do vale Filho, sentido Duas Pedras e em seguida a Friburgo Teresópolis, e após passar o hospital São Lucas e terminar a descida para o bairro de Córrego Dantas  virar na sua primeira entrada a esquerda onde tem uma pedra bem grande na entrada um boulder mesmo pena que ele é lizeba, continue seguindo a estrada de paralelo até o final e estacione sem trancar a rua para evitar atrito com os moradores. Após parar o caro é muito fácil chegar na base da montanha tem que segui subindo pela parte da estrada que esta interditada passando pela esquerda da última casa e seguir por uma trilha bem definida em um pasto até a base da pedra mas por favor feche todas as porteiras para evitarmos qualquer problema de acesso futuramente.

Léo armando uma parada em móvel.

Assim que chegamos ficamos impressionados como a fenda era maneira e grande é indispensável o uso de peças grandes como os camalots 4,5 e 6. Como não queríamos perder tempo começamos a nos equipar rapidamente e antes de subir falei para Nayguel , levar um kit básico de conquista pois não tinha muitas informações sobre esta fenda, na verdade todas as informações eram desencontradas, tinha ouvido falar que já tinham subido a fenda até a metade e desescalado , já tinha ouvido falar que já tinham subido ela e foram até a via ‘’Chapa e Vai’’??? , mas como a via estava parada desde a última vez que tinha ido ali em 2005 não quis ariscar ir até o final da fenda e não achar nenhum grampo para rapelar e resolvi me prevenir .



Léo na parada móvel e Nayguel limpando a via.

Da base da via só dava para ver o primeiro grampo que tem um lance bem delicado em livre para pegar ele e em seguida mais um lance em livre e enfim a fenda que começa vertical e segue em diagonal para direita variando muito seu tamanho ao mesmo tempo que entrava um microfriend logo a frente entrava uma peça média e em seguida um cam 5 ou 6.
Léo guiando a segunda parte da via e os Cams trabalhando.

 Fui subindo meio que em livre e meio em artificial a fenda estava com muitos musgos e mato sinal que não passava ninguém ali a muitos anos, mas a cada metro que subia ficava impressionado como uma fenda daquelas podia ter ficado tanto tempo sem uma visitinha dos escaladores de Friburgo ou de outros lugares, certamente acho que a falta de informações que temos das escaladas de nossa cidade influenciou diretamente para que esta linda fenda não fosse escalada, e muito durante todos estes anos.

Nayguel limpando a segunda parte da fenda.


 E foi exatamente isto que me levou a fazer o blog croquitecafriburgo para termos um espaço para divulgarmos  informações sobre nossas vias, croquis e betas dos projetos em andamentos para evitarmos aqueles atritos que tivemos no passado de escaladores disputando linhas a tapa, quem me conhece sabe que sempre fui a favor de fazermos um guia de escaladas de Friburgo, para registramos nossas vias e a nossa história de escalada que é uma das mais bonitas do Brasil, e hoje podemos contar com este guia virtual que é o croquitecafriburgo.blogspot.com.br  e continuo contando com a colaboração de todos os escaladores de Friburgo ou de outros lugares  para mantermos atualizados nossos registros  de vias, conquistas e projetos.


Léo no final da fenda da Cascata.


A escalada foi fluindo bem mas tinha cometido um erro grande não tinha levado peças passivas  para ir abandonando e economizando os friends e o resultado não podia ser outro fui obrigado a fazer uma parada em móvel e recolher Nayguel, no meio da fenda para me armar novamente e continuar atacando a fenda até o final.  Nayguel  subiu rápido e sem problemas e assim que chegou na parada e eu me equipei novamente continuei subindo mas tem um trecho já quase no final da fenda em que ela simplesmente acaba e tem que fazer uma passada em livre em uma aderência bem delicada e ai sim pegar a fenda novamente.


Nos no final da fenda da Cascata - NF.



Conforme ia subindo fui observando se tinha mais algum grampo na fenda mas não achava nada e a cada metro que avançava a fenda parecia mais virgem que uma mocinha e para minha  surpresa quando cheguei no final dela realmente não tinha nenhum grampo para rapelar . Passei uma fita em um gravata que tem numa moita no final da fenda e coloquei um friend o mais alto que consegui e virei a bariginha no final onde pude ver a canaleta por onde seguiria a via mas ela também não tinha nenhum  grampos  confirmando as minhas expectativas de que a fenda havia sido abandonada, era inviável seguir pela canaleta sem a instalação de alguns grampos.


Léo  no último grampo da fenda.


Eu suponho que os caras apenas haviam colocado um grampo no inicio da parede talvez para segurar a fenda e conquista ela mais tarde isto era muito comum naquela época, pois muitos escaladores não tinham acesso a peças moves  grandes e para não colocarem um grampos no meio da fenda  gerando uma critica negativa por não terem feito uma escalada limpa preferiam esperar  para se equiparem melhor e a via caiu no esquecimento.


Nayguel simplesmente viajando.


Recolhi Nayguel , novamente  da segunda parada em móvel , peguei o kit conquista que era apenas uma marreta , uma talhadeira e um grampo só,  quando comecei a furar a pedra que percebi o quanto irresponsável eu fui levando apenas uma marreta, uma talhadeira  e um único grampo se deixa-se cair algo ou se a marreta quebrasse estaria fú.... teria que abandonar uns  friends, para descer e em vista disso tive que fazer aquele furo no talento e com o cu na mão  para não dar nada errado por sorte consegui bater o grampo que ficou ótimo e pudemos rapelar tranquilos .

Nayguel no rapel da via da fenda.


Eu realmente preço desculpas aos caras que colocaram o primeiro grampo na parede não foi minha intenção bater um grampo no final da fenda e sim prestigiar a conquista da mesma para podermos atualizar nossos registros das vias da Pedra da Cascata e divulgar a via para os escaladores. Se alguém souber quem foram os escaladores que colocaram o primeiro grampo antes da fenda favor me informar para que eu entre em contato com eles para explicar a situação e finalizarmos a conquista juntos,  pois uma linha daquelas não pode ficar sem ser escalada  e gostaria de informar que este setor merece uma visita e novas conquistas, novamente um grande abraço e boas escaladas, kdenas, conquistas, bouldres e..........................



Nenhum comentário:

Postar um comentário