Quem sou eu

Minha foto
Caros amigos,o objetivo do Blog é compartilhar informações, opiniões e experiências sobre escaladas e divulgar o incrível potencial que a região de Nova Friburgo possui para a prática desse esporte. Disfrutem, deixem comentários e compartilhem sempre que quiserem suas aventuras pelo mundo afora! Sejam sempre muito bem-vindos! Um forte abraço e boas escaladas!!!

PARCEIROS

PARCEIROS
ANUNCIE NO BLOG

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.
Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF

segunda-feira, 11 de março de 2013

Campo-Escola de Cantagalo - RO.

    Léo na caminhada para o Campo-Escola do Cantagalo - RO.

    Olá pessoal!  Gostaria de dar uma dica para a galera que esta começando a escalar ou que ta afim de fazer uma forcinha em um lugar diferente na cidade  de Rio das Ostras. Estou falando do Campo-Escola de Cantagalo, o pico pode ser visto da beira da pista mais ou menos no meio da estrada que liga o Distrito de Cantagalo a Rio das Ostras. Existe uma porteira no sentido Rio das Ostras Cantagalo onde pode-se estacionar o carro e em seguida atravessar a pista para poder entrar na porteira que da acesso ao pasto onde esta a pedra que parese ser baixa com uns 15 metros mais com uns 60 ou 70 de comprimento e muitos lances bacanas.

    Léo escalando uma via em móvel no Campo-Escola.


      Eu estava nos Boulders da praia da Joana, também em Rio das Ostras, quando coloquei uma pilha no Pedrinho “PP”, para conhecermos o pico onde fica este Campo-Escola para darmos uma olhada nas suas paredes que pareciam dar boas escaladas esportivas e como ele estava aprendendo a escalar ia ser bom montar uns topes para ele começar a tentar uns lances e depois tentar  guiar umas vias esportiva, na verdade o lugar é perfeito para quem esta começando a escalar ou para ministrar cursos básicos de escalada.


    Escalada em Rio das Ostras - RJ.

Deixamos a cessão de boulder e pegamos a rodovia Amaral Peixoto, até a entrada da estrada do Contorno e em seguida viramos a direita na bifurcação para entramos na estrada que da acesso a Cantagalo, e mais ou menos no meio desta estrada paramos na entrada de um sitio onde tem um bom lugar para deixar o carro e seguir a pé pelo pasto onde tem uma trilha definida e muito boa até a pedra.  Como era a primeira vez que estava ali  fomos beirando a pedra e não estava dando para ver os grampos dos tops mas realmente tinha um potencial excelente para a escalada esportiva e no final da parede achamos umas duas chapeletas em uma fendinha muito rasa e uma outra fenda que dava para subir em móvel e dar uma olhada melhor como era em cima da pedra.

    Léo na cadena de uma via em móvel no Campo-Escola de Cantagalo.


Dei uma aula rápida para o Pedro, de como dar segurança espantei uns três marimbondos que estavam no início da fenda e comecei a subir a mesma sacando uns móves que entravam perfeitos, a fenda parecia ser um quinto grau deu para fazer com três friends médios  e um menor no final,  para minha sorte tinha uma parada no final da fenda com um grampo só e meio velho mas tinha mais um grampo do lado esquerdo da via das duas chapeletas,  passei a corda nos dois grampos até para ficar melhor direcionada a corda para tentar a via das chapas e a fenda novamente de top-rope.

    Rapel no Campo-Escola de Cantagalo - RO.

      Dei uma segue para o Pedro, tentar a fenda e depois tentei a via das chapas que é bem mais difícil que a fenda não consegui subir a parede toda e antes de ir embora repeti a fenda mais umas duas vezes de top. Foi ótimo conhecer este pico que voltarei muitas vezes com certeza, bom fica ai uma ótima dica de escalada na cidade de Rio das Ostras. Valeu e até o próximo pico.

 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Salve Leonardo,
    Eu escalo aqui na região de Macaé e Rio das Ostras e já procurei muito esse Campo-Escola de Cantagalo...mas nada.
    Você tem alguma outra pista da localização que possa me passar?

    Vlw!

    ResponderExcluir