Pedras da Catarina Filho e Mãe.
Aviso importante: Está aberta a trilha para as vias esportivas da pedra da Catarina Mãe.
É isso ai galera, nesta última semana eu e um dos meus parceiros de escaladas Guilherme Barreto, estivemos na pedra da Catarina Mãe para escalar nas vias esportivas e tivemos duas surpresas: uma era que a trilha estava muito abandonada e fechada e outra é que haviam duas novas vias esportivas no setor.
Guilherme em cima do Boulder da árvore e o visual da cidade de Nova Friburgo.
Guilherme em cima do Boulder da árvore e o visual da cidade de Nova Friburgo.
Já faziam seis anos que eu não escalava neste setor que eu e o Thiago Rimes “ Mister” tivemos o prazer de descobrir, em 1999, após uma queimada que castigou toda a pedra. Pudemos ver pela primeira vez as paredes avermelhadas e negativas deste setor, uma vez que a pedra da Catarina Mãe só contava com vias tradicionais de aderência com agarras.
Na ocasião, caminhamos em linha reta entre as cinzas e carvões e quando chegamos na base ficamos impressionados com o potencial do setor e abrimos as vias: Menino Carvoeiro, nem precisa falar o motivo do nome, V E2 (15 m ), Virada V+ E1 (8 m ) e a Variante Estalagmite VI E2 (7 m ).
Croquis das vias do setor esportivo da Pedra da Catarina Mãe.
Em seguida os escaladores Bruno Heringer e André Rodrigues abriram a via: O velho Lenhador VIIb E1 (10 m ). No mesmo ano Eu, Bruno e Mister abrimos uma via bem na negativa do setor e não podíamos acreditar que ela havia saído toda em livre, era a via Tatu Doidão VIIIb E1 (18 m ). Esta, sem dúvida, era uma linha muito bonita e estética, começando em um pequeno teto e após vencer o plator ela seguia em um negativo alaranjado alucinante.
Gui na tentativa da Dona Encrenca IX b.
No ano seguinte foi aberta, por Leandro Nogueira, o primeiro nono grau da pedra da Catarina Mãe que na verdade é um IX b E1 (15 m ). Esta, começa no inicio da Tatu Doidão e entra em um lance de boulder, bem difícil para dominar o plator e seguir por uma parede bem noventa e levemente negativa toda em grampos de 1∕2”.
Durante muito tempo não ouvi falar em aberturas de novas vias neste setor, mas para minha surpresa e enorme felicidade quando chegamos para escalar após aquela ralação de abertura de trilha, nos deparamos com duas novas vias esportivas.
Léo na tentativa de uma das vias novas, à esquerda da Menino Carvoeiro
Léo na tentativa de uma das vias novas, à esquerda da Menino Carvoeiro
Uma à direita da Dona Encrenca que começa com uma chapeleta antes do plator e segue pegando uma laca onde há mais uma chapeleta e segue reto numa parede bem noventa e levemente negativa com mais três chapas e um grampo para rapel. A outra via que está à esquerda da Menino Carvoeiro começa com um grampo ao lado da laca em forma de 7 e segue reto com mais 3 grampos.
OBS: Galera gostaria muito da ajuda de vocês para mantermos os registros das vias da Pedra da Catarina Mãe atualizados e gostaria que se alguém soubesse os nomes das duas vias, Grau, tamanho, quem são os conquistadores e quando as vias foram abertas eu agradeceria muito a colaboração dos escaladores de Nova Friburgo. Assim manteremos nossa croquiteca sempre atualizada. Desde já agradeço a colaboração de todos e boas escaladas.
Gui na base do Boulder “O Mumdo Não me Quer”.
Depois de tentarmos as vias Dona Encrenca e tentarmos a via nova a esquerda da Menino Carvoeiro, limpamos a base do boulder “ O Mundo Não me quer” e ficamos brincando neste que sem dúvida é um dos boulders mais alucinantes de Friburgo.
Gui no Boulder “O Mundo Não me quer” V4.
Voltamos para casa satisfeitos pelas surpresas e com a trilha aberta. Galera estou disponibilizando um croqui geral do setor das vias esportivas e um mapa da trilha para se chegar neste setor. Agora é só ir lá e sempre que puderem dêem sua contribuição para mantermos este e outros setores de escaladas acessíveis..........................
Mapa da trilha para o setor esportivo da Pedra da Catarina Mãe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário