Quem sou eu

Minha foto
Caros amigos,o objetivo do Blog é compartilhar informações, opiniões e experiências sobre escaladas e divulgar o incrível potencial que a região de Nova Friburgo possui para a prática desse esporte. Disfrutem, deixem comentários e compartilhem sempre que quiserem suas aventuras pelo mundo afora! Sejam sempre muito bem-vindos! Um forte abraço e boas escaladas!!!

PARCEIROS

PARCEIROS
ANUNCIE NO BLOG

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.

Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF.
Serviços de guia de escaladas e caminhadas em NF

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Uma muralha chamada Caledônia 2219m – Nova Friburgo – RJ.

     Pico do Caledônia  visto dos três Picos.

        Após a escalada da Agulha do Diabo na Serra dos Órgãos fui pagar uma divida que tinha com a família de minha esposa   que era levar eles para subirem o Pico do Caledônia, uma das montanhas mais altas de Friburgo com uma vista sem igual.
         Como havia caminhado mais de 8 horas no dia anterior e estava com as pernas destruídas combinei de irmos de carro até a guarita e de lá subirmos a escada que da acesso ao cume, ainda bem que todos concordaram pois a caminhada do Caledônia é bem pesada cerca de 4 a 5 horas só de subida ufffffa.

                                           Caledônia visto da estrada que da acesso a guarita

         Para chegar de carro é bem fácil siga na direção do bairro Cascatinha e após passar a praça vire na primeira direita, após passar o parque das cachoeiras haverá uma bifurcação siga reto e daí por diante é só seguir a estrada até o final.
        A subida é bem Punk e tem que tomar muito cuidado no final pois há um trecho que ouve um deslizamento e a estrada fica em meia pista e é a parte mais em pé.
 
A placa da BR com a altitude.
 
Estacione antes da guarita em um gramado e cuidado na descida pois corre o risco de ficar sem freio, o ideal é descer um bom trecho e parar para esfriar a lona e a pastilha de freio e continuar descendo e nunca desça na banguela.  
 

 
                         Guarita que da acesso as escadas e o cume do Caledônia.

     Saímos do centro e fomos subindo a estrada e quando chegamos na parte mais em pé aos gritos todos me pediram para parar mas sabia que se parasse o carro seria pior então deixei todos falarem no meu ouvido e segui acelerando que nem louco, a namorada de meu cunhado queria até pular do carro com medo de despencar montanha abaixo kkkkkkkkkrrrrrrrrr.  

               Último trecho da estrada antes das escadas e as torres de comunicações no cume.

Passado o susto da subida estacionei o carro no gramado e começamos a subida em direção a guarita onde há um posto de controle de entrada para ir ao cume. O cume do Caledônia pertence a Petrobrás que controla o acesso dos turistas.
No cume há muitas torres de comunicações de diferentes empresas e os turistas só podem acessar o cume das 8 da manha as 17 horas e é obrigatório a apresentação de documento de identidade original .  
 
 


      Início da escada que da acesso ao cume.
        O Pico do Caledônia também é conhecido na cidade como o carniceiro de Friburgo, pois foi a montanha que mais matou gente na cidade e talvez no Brasil, pois ela ficou famosa na década de 60 quando uma aeronaves se chocou-se  contra a montanha que é uma grande muralha ceifando a vidas de 39 pessoas e  na década de 80 outro acidente aéreo ocorreu com um avião monomotor  matando todos os 4 tripulantes inclusive o jovem zagueiro do flamengo Figueiredo.
       E não parou por ai o Caledônia tem uma rampa de assa delta que nos anos 90 um piloto que saltou dela acabou morrendo e em 2000 um piloto de parapente que saltou da montanha após problemas no voo acabou chocando-se contra a montanha e tendo que ser resgatado em estado gravíssimo, não tenho certeza se ele sobreviveu mas passou um veneno.
         Em 1994 eu mesmo tive uma experiência horrível quando fui acampar na montanha com um grupo de amigos e outras pessoas que não conhecia e durante a caminhada uma destas pessoas teve um enfarto fulminante durante a subida, tentamos reamimar o cara mas ele morreu ali mesmo no meio da estrada

 
 
                      Friburgo vista do cume do Caledônia.

           Após nossa entrada ser autorizada pelos guardas que controlam o acesso começamos a subir o último trecho da estrada que da acesso as escadas que levam ao cume deste ponto leva-se cerca de 20 ou 30 minutos para chegar no cume é bem rápido.
          No final da escada só é permitido seguir para a direita onde fica o cume mais alto da montanha devido a questões de segurança  e não tente da uma de espertinho pois há varias câmeras te filmando e os guardas sobem rapidamente as escadas e te colocam para fora.  
 
 
                        A foto mais clássica do cume do Caledônia com os Três Picos ao fundo.

            Deste ponto pude ver a linda parede que tentei escalar em 2001, mas devido a um acidente após uma laca se partir fui arremessado montanha abaixo e acabei quebrando o tornozelo como havíamos rapelado a parede para poder escalar fiquei na merda literalmente.
            Tentei escalar a parede com o pé quebrado mas não estávamos fazendo progresso resolvi depois de duas notes descer caminhando todo o vale do Caledônia até São Lourenço no parque dos Três Picos até ser resgatado por uma tobata, que furada.........
 
  
                                                       A parede que  tentei escalar em 2001.
           Do final da escada até o cume são só mais alguns metros e em fim desfrutar de uma das vistas mais lindas da Serra do Mar. Com os Três Picos e outras montanhas, as cidades de Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro, a Serra dos Órgãos e Região dos Lagos.
 

  A TRUPE TODA REUNIDA NO CUME DO CALEDÔNIA 2219M.
 



Um comentário: